08/03/2012 · 17h12m
Mulheres mostram que gostam e entendem de cerveja
do Portal Caipirosca

Mulheres mostram que gostam e entendem de cerveja

Elas têm ganhando cada vez mais reconhecimento no universo cervejeiro.
Em BH, 'capital dos botecos', confraria reúne somente bebedoras.

Raquel Freitas Do G1 MG

5 comentários
Mulheres não só gostam, mas também entendem de cerveja (Foto: Gustavo Xingú/Divulgação)Mulheres não só gostam, mas também entendem
de cerveja (Foto: Gustavo Xingú/Divulgação)

Quando mulheres se reúnem, assuntos como relacionamentos, família e trabalho normalmente tomam conta da conversa. Em encontros da Confraria Feminina da Cerveja (Confece), que completa cinco anos nesta quinta-feira (8), esses temas até podem estar presentes, mas são secundários. O foco das integrantes, de idades e perfis variados, é um só: a bebida mais popular do Brasil. “Levamos mais de dois anos para saber detalhes como quem era casada, onde cada uma morava. Somos desconhecidas que se reuniram para debater cerveja”, conta a confreira Lígia de Matos, que descobriu a paixão pela bebida durante um ‘mochilão’ pela Europa.

A Confece nasceu a partir de uma degustação realizada em comemoração ao dia das mulheres em 2007. De lá para cá, a confraria – uma das primeiras a reunir somente bebedoras de cerveja no Brasil – cresceu, ganhou reconhecimento no meio cervejeiro e começou a produzir os rótulos Conceição e a Aurora, ambos feitos a partir de receita belga. “Elas são só para consumo próprio. Ainda não temos pretensão de comercializá-las”, explica Lígia.

Integrantes da Confece comemoraram os cinco anos do grupo com festa neste sábado (3) (Foto: Gustavo Xingú/Divulgação)Integrantes da Confece comemoraram os cinco anos do grupo com festa neste sábado (3) (Foto: Gustavo Xingú/Divulgação)

Hoje, as mulheres estão ganhando cada vez mais destaque no mundo cervejeiro. Entre as integrantes da Confece, Cilene Saorin, mestre cervejeira paulista com mais de 15 anos de experiência, é referência. O reconhecimento delas neste ambiente finalmente está chegando no século XXI, mas, como diz Lígia, a presença feminina predominou nos processos de produção da cerveja ao longo de muitos séculos. Para a produtora de cerveja, entretanto, assim como em tantos outros registros da história, a mulher foi suprimida dos relatos sobre a trajetória da bebida. Grande parte das mulheres cervejeiras podem não ter tido o devido reconhecimento da história, mas uma representa esta ligação feminina com a bebida. A monja beneditina Hidelgard Von Bingen, escolhida como padroeira da Confece, foi a primeira a registrar a adição de lúpulo à produção da cerveja no século XII.
 

Mulheres da Confece produzem as cervejas Conceição e Aurora para consumo próprio (Foto: Raquel Freitas/ G1) Confece produz as cervejas Conceição e Aurora
para consumo próprio (Foto: Raquel Freitas/ G1)

Sob a proteção da religiosa alemã, dez mulheres desbravam o universo da cerveja na Confece. Todas partilham a paixão, mas cada uma tem uma história diferente com a bebida. A advogada e empresária Clarissa Mendes, uma das mais antigas no grupo, sempre apreciou a cerveja. “Quando fui para a Bélgica, encontrei cartas de cerveja que iam de A a Z. Então, me apaixonei mais ainda”, conta. Atualmente, com paladar mais apurado, ela se declara uma catequizadora.

Diferentemente de Clarrissa, a empresária Lícia Vieira, integrante da confraria desde o fim de 2011, nem sempre foi vista com um copo de cerveja ou qualquer outra bebida alcoólica. A confreira brinca que começou a beber “na marra”, mas que se apaixonou. Lícia, hoje proprietária de uma distribuidora de bebidas, conta que foi o ambiente de trabalho que a aproximou do mundo cervejeiro.

Se a relação com a cerveja é particular, a exigência em relação ao que bebem é alta. Não é qualquer rótulo que agrada as bebedoras; elas preferem as cervejas de alta fermentação, mais encorpadas. As confreiras garantem que mulheres – e até mesmo homens – que não apreciam a bebida ainda não tiveram a oportunidade de provar a cerveja certa.

PortalCaipirosca.net - .:: Agora é .NET ::.
Copyright © Todos os direitos reservados 2003 - 2017
Política de Privacidade | Contato | Anuncie Aqui | Sobre o PortalCaipirosca
publicidade
 
 
 
Policores
Confira o site da empresa
www.graficapolicores.com.
Taupys
Coleção de Verão da Schutz na Loja Taupys
www.portalcaipirosca.com.
online
Boys
Girls
31 usuários online